80% da força de trabalho mundial não está atrás de uma mesa de trabalho. Pensando nisso, a Versa Educação consolidou uma metodologia de educação corporativa destinada especificamente aos trabalhadores ‘desmesados’. Esta abordagem diferente resolve alguns dos problemas mais comuns dos colaboradores e das empresas nas jornadas de treinamento da linha de frente.
A metodologia proposta pela Versa visa, acima de tudo, o engajamento efetivo dos trabalhadores nos treinamentos. Gustavo Faria, fundador da Versa Educação, enfatiza a importância de um treinamento focado nos benefícios para o colaborador: “O treinamento deve ser benéfico para o aluno, não apenas para a empresa. Priorizamos uma abordagem ganha-ganha, onde o foco é o valor agregado ao trabalhador.”
O modelo da Versa também aborda aspectos cruciais como a retenção de conhecimento, suporte de performance e a eficaz distribuição de treinamentos em ambientes fora do escritório.
“Trabalhar com colaboradores em setores como indústria, campo e varejo apresenta desafios únicos, sobretudo devido à falta de acesso à tecnologia necessária para um treinamento online eficiente”
Gustavo Faria, fundador da Versa
Para complementar a metodologia e resolver os problemas de distribuição, a Versa recebeu em 2024 um aporte de R$ 1.6 milhões para desenvolvimento de uma plataforma digital de treinamento dedicada aos trabalhadores de linha de frente. A UEX, Startup Studio investidor do projeto, fez a injeção de capital apostando nesse mercado que está cada vez mais aquecido em virtude da entrada de jovens no cenário profissional.
Maurício Silva, CEO da UEX e agora sócio da Versa Educação, expressa seu entusiasmo:
“O investimento na Versa reflete nossa crença no potencial transformador da educação, especialmente quando direcionada a um segmento tão essencial e muitas vezes negligenciado do mercado de trabalho.”
Maurício Silva, CEO da UEX
Como marca do seu trabalho, a Versa quebra alguns paradigmas do mercado e propõe um jeito diferente de conduzir a narrativa dos treinamentos, unindo referências de cinema, linguagem de mídias sociais e bom humor ao conteúdo dos cursos desenvolvidos por ela. “Não é porque é sério que precisa ser chato. Educação não é só sobre informar, é sobre envolver as pessoas para que elas usem a parte emocional do cérebro junto com a racional. Evidências científicas mostram que não apenas isso é super eficaz, como é o melhor jeito de fazer educação”, completa Gustavo.
Além da narrativa, a Versa também pega carona na revolução da Inteligência Artificial e utiliza esse recurso para personalizar e adaptar os treinamentos à realidade e visão pessoal de cada colaborador.
“Nosso objetivo é oferecer um treinamento que seja não só informativo, mas também significativo e relevante para o dia a dia dos profissionais”, afirma Maurício, responsável pelo desenvolvimento tecnológico do projeto.
Com o olhar voltado para o futuro, a Versa Educação tem planos ambiciosos de expansão. Em 2024, a empresa pretende captar mais R$ 3 milhões para ampliar o alcance dos seus treinamentos para cada vez mais colaboradores ‘desmesados’. Isso será possível através do desenvolvimento de treinamentos personalizados para empresas e cursos disponibilizados em sua plataforma digital. A startup possui uma visão ampla, almejando não somente revolucionar a educação corporativa, mas também impactar a sociedade de modo geral. Seu objetivo é fomentar a mobilidade social, criando oportunidades para aqueles que frequentemente não veem o trabalho como uma possibilidade de carreira.
“O impacto social está no cerne das nossas operações”, afirma Faria, enfatizando o papel da Versa Educação. “Ao introduzir uma educação transformadora aos trabalhadores de linha de frente, contribuímos não só para o aprimoramento dos resultados das empresas, mas também para expandir a perspectiva crítica e as possibilidades para os colaboradores que estão na base da pirâmide social. Eles são essenciais para o sucesso das operações, e reconhecer seu valor é fundamental tanto para o desenvolvimento corporativo quanto para o crescimento do Brasil.” Faria finaliza, destacando a determinação da Versa Educação em ser um agente de mudança na educação do país, impulsionada pelas empresas.