O que são os 4 C’s num onboarding? Quais são as etapas do onboarding? Os 4Cs do onboarding podem te ajudar a ter um bom ponto de partida para o seu roteiro: Conformidade, Clareza, Cultura e Conexão.
Direto ao ponto: Quais são os 4 Cs.
Vamos explorar melhor como fazer onboarding a partir desses pilares que ajudam a gente a entender melhor o que é onboarding do ponto de vista prático.
CONFORMIDADE
Conformidade é sobre usar esse momento para deixar claras as regras e padrões que não podem deixar de ser seguidos, sob risco de dar um problema grande se isso acontecer.
A pessoa chegou agora, não sabe nada da empresa: melhor começar pelo que vai dar m* se ela fizer errado.
Claro que a Conformidade não precisa estar inclusa lideranlmente dentro do processo de onboarding. Como RH você pode usar 30 minutos para apresentar o conceito geral de conformidade na empresa, as áreas que controlam isso e os impactos de não seguir as regras.
As regras propriamente ditas podem estar em um manual, código de conduta, cartilha ou vídeo.
“Ah, o colaborador não vai prestar atenção no vídeo”, você dirá.
Bom, aí você tem um desses dois problemas: (1) Seu processo seletivo não foi bom o suficiente; (2) Seu material não usa as técnicas de engajamento corretas.
Pra saber mais sobre como engajar a galera no compliance, te sugiro visitar essa página aqui, ou assistir o vídeo abaixo.
CLAREZA (o segredo para reter talentos)
Clareza é sobre deixar claro o papel do novo colaborador, especificando suas funções, responsabilidades e metas. Aqui também é legal deixar claro o contrário também: o que o colaborador pode esperar da empresa? Quais as funções e responsabilidades dela?
Alinhar esse tipo de expectativa é crucial para um começo sem turbulência e também para conseguir reforçar a sua estratégia de gestão de pessoas.
Se você precisar desligar esse novo funcionário no período de experiência, tem que estar claro para ele quais foram os requisitos (ou expectativas) que ele não cumpriu. Aqui é a hora de deixar eles claros.
A mesma coisa vale para o contrário: Se você quiser que ele supere expectativas, deixar claro como ele pode fazer isso é um ótimo primeiro passo.
Lembre-se: Ninguém tem bola de cristal e retenção de talentos é principalmente sobre alinhamento de expectativas e o senso de pertencimento que vem junto com isso.
CULTURA
Cultura serve para situar o colaborador sobre linguagem, comportamento e ritmo da empresa, tanto para que ele se sinta confortável quanto para evitar desvios.
Aqui pode ter uma parte formal sobre cultura organizacional, mas é bacana também dar algumas dicas simples que podem fazer o colaborador se sentir acolhido e se sentindo parte do grupo. Coisas simples com o ambiente de trabalho como: “Deixamos as câmeras abertas nas reuniões” ou “de sexta-feira temos sempre um churrasco”, são importantes. Pequenos rituais que fazem parte do cotidiano da empresa e que ao serem explicados vão com certeza fazer com que aquele novo colaborador se sinta querido.
Reuniões presenciais podem ser muito úteis aqui, porque é difícil mesmo passar a cultura da empresa através de vídeos e cartilhas.
O processo de integração é justamente isso: um processo e não um evento. Considere que a cultura vai permear todas as etapas, mas que a parte emocional mais forte pode ficar para os encontros síncronos, enquanto você usa os assíncronos para fazer os outros Cs.
Nesse artigo aqui a gente fala um pouco mais sobre isso e sobre como você pode ter um onboarding bem estruturado de verdade, equilibrando Cultura com Conteúdo para manter a atenção do novo contratado e a eficiência do treinamento.
CONEXÃO
Por fim, Conexão é a parte mais importante do onboarding: é o pilar da criação de vínculo e motivação. Pra fazer isso, importante começar lá no processo seletivo. Não dá pra forjar conexão, nem de um lado, nem do outro.
Se o processo foi bem feito, o momento da integração é para formalizar essa conexão e realizar um acolhimento juntamente com uma dose inicial de motivação que se conecta com os objetivos pessoais do colaborador.
Pra se conectar, como já falei ali em cultura, é legal muitas vezes separar o onboarding em pelo menos dois momentos: Uma parte mais teórica e outra de conexão para ouvir, tirar dúvidas e bater papo sobre expectativas, desafios e próximos passos.
Além disso, se o colaborador puder participar da construção do próprio onboarding, como a gente falou nesse texto aqui, vai ser importante e pode até ajudar na integração de novos colaboradores depois dele.
Resumo: O que é onboarding de um novo colaborador e como os 4Cs do onboarding podem te ajudar
O onboarding é um processo estratégico que ultrapassa fórmulas prontas ou listas de verificação, já que seu propósito principal é alinhar o recém-chegado aos valores, metas da organização e demandas específicas do setor. Para ser eficaz, deve mesclar momentos teóricos e práticos, assegurando que o funcionário entenda sua função, as expectativas da empresa e os meios à disposição para seu crescimento. O onboarding, além de fornecer informações, deve estabelecer conexões autênticas que promovam motivação e um sentimento de pertença.
Adotar modelos pré-definidos pode se tornar uma cilada se não houver customização e concordância com a realidade da organização. Cada organização, setor e grupo possui suas características únicas, e o processo de onboarding deve espelhar isso, ajustando-se aos objetivos estratégicos e aos desafios particulares de cada cargo. Um processo eficaz é aquele que, além de fornecer informações pertinentes, acolhe o funcionário e proporciona autonomia, capacitando-o para trabalhar com segurança e coerência desde o começo.
Dica bônus: Perguntas que você pode fazer no final do onboarding
“Com base em tudo o que você viu até aqui, quais seriam as suas 3 primeiras prioridades essa semana?”
“O que você considera que vai ser mais desafiador para você nesse início de trabalho conosco?”
“O que te deixa muito confortável?”
“Existe alguma informação que você gostaria de saber e que não foi abordada pela gente nesse nosso primeiro encontro?”
“Com quem você gostaria de fazer a próxima reunião?”
Faz isso e seu onboarding vai ser ótimo.