6 Princípios da Educação Corporativa

6 estratégias de educação corporativa que te ajudam a preparar colaboradores e empresas para enfrentar mudanças e alcançar objetivos de negócio por meio do desenvolvimento de competências alinhadas às necessidades organizacionais.

Escrito por Gustavo Faria

Empreendedor e especialista em Educação Corporativa, @ogusfaria é Fundador da Versa Educação.
  • 29 nov, 2024
  • RConteúdo criado por um humano
  • 15 minutos

Como oferecer uma experiência de aprendizado incrível na educação profissional?

As estratégias de educação corporativa precisam ser fundamentadas no desejo de superar o impacto súbito e violento das mudanças e preparar colaboradores e empresa para o futuro.

Nesse sentido, mais do que só aplicar treinamentos, os responsáveis pela educação precisam conhecer os objetivos do negócio e as competências e comportamentos das pessoas que levam a esses resultados. Deixando uma trilha de migalhas de pão no caminho para guiar as mudanças nessa direção. Nesse arigo você conhecerá mais sobre 6 princípios que te ajudam nessa jornada:

  1. Tornar o aprendizado uma parte essencial do fluxo de trabalho
  2. Aproveitar Todo o Ecossistema para educação empresarial
  3. Usar Dados para Melhorar a Tomada de Decisões
  4. Oferecer uma Experiência Personalizada em Escala
  5. Gerar Impacto Claro nos Negócios
  6. Promover Agilidade Organizacional Persistente
  7. Resumo: Educação corporativa na prática

Antes de entrarmos na parte mais  técnica, vale um aviso geral:

EDUCAÇÃO CORPORATIVA É DIFÍCIL e EXIGE comprometimento estratégico. Não dá pra esperar resultados só porque a gente colocou um powerpoint pras pessoas verem junto com um teste quiz no final. Fazer isso é se auto-enganar e jogar o seu colaborador à própria sorte. É uma realidade dura de ouvir, mas não sou eu quem está dizendo. Todos os especialistas em educação do mundo concordam com isso. 

Educação é sobre desenhar comportamentos e ajudar as pessoas evoluírem. Para que ela seja bem feita você precisa criar sistemas sustentáveis de educação e suporte, lembrando que o seu aluno tem outras coisas pra fazer e que ele não vai decorar tudo o que você diz pra ele num powerpoint, capacitação ead, ou até mesmo numa palestra com facilitador.

É preciso estar disponível quando ele precisa e respeitar os limites do cérebro humano, desenhando estratégias de educação que se moldam às pessoas e a realidade da sua empresa, e não o contrário.

Com esse aviso, vamos agora entender como a gente consegue fazer isso com pouca gente, pouco orçamento e pouco tempo. Para ter uma área que realmente funciona você precisa ter em mente 6 princípios

1: Tornar o Aprendizado uma Parte Essencial do Fluxo de Trabalho

Uma mentalidade de aprendizagem contemporânea requer que as empresas enxerguem o aprendizado como um componente crucial da rotina de trabalho, atribuindo às pessoas a responsabilidade pelo seu progresso, tal como já ocorre em relação ao rendimento. Significa estabelecer uma cultura em que a evolução constante é apreciada e estimulada, evidenciando que o aprendizado não é algo esporádico ou separado, mas sim um instrumento crucial para o desenvolvimento profissional e para aprimorar os resultados da organização.

Para que isso ocorra, é essencial incorporar o aprendizado ao dia a dia profissional, tornando-o uma atividade natural e compreensível. Isso envolve disponibilizar recursos, capacitações e apoio no momento adequado, para que os funcionários sejam constantemente incentivados a evoluir, utilizar novos saberes e melhorar sua produtividade. Ao incorporar o aprendizado e o conteúdo educacional na rotina diária, os profissionais se sentem mais preparados para lidar com desafios, implementar soluções inovadoras e contribuir de maneira mais eficaz para o êxito da organização.

2: Aproveitar Todo o Ecossistema para educação empresarial

As pessoas usam uma ampla variedade de ferramentas para realizar seu trabalho. Devemos explorar essas ferramentas para que o aprendizado ocorra no ambiente em que as atividades são executadas. Desse jeito o treinamento é fluído e isso permite uma aplicação imediata do conhecimento quando necessário e tira a pressão de “ter que dizer tudo num slide se não as pessoas não vão ler depois”. 

3: Usar Dados para Melhorar a Tomada de Decisões

Pesquisas de satisfação e pontuações de testes não ajudam a identificar e priorizar as necessidades de aprendizado da organização. Perguntar se um colaborador gostou ou não de um treinamento só te ajuda a medir engajamento, mas não te dá noção sobre o retorno do investimento.

Dados mais profundos são necessários. Para isso, quando você cria um treinamento, pensa aqui: Daqui 6 meses, quais números globais do negócio deverão ter mudado por causa desse treinamento? 

Desenhe o seu treinamento com isso em mente e combine com todos um jeito de medir isso. Nem que seja conversando com as lideranças da área impactada e fazendo uma primeira análise qualitativa. Não é o ideal, porque é subjetivo, mas é melhor que nada. 

4: Oferecer uma Experiência Personalizada em Escala para Treinamentos e educação corporativa

Muitas vezes a gente aplica palestras generalizadas e cursos prontos de prateleira. Isso pode até ajudar a ganhar tração, mas tentar atender a todos o tempo todo acaba não atendendo ninguém adequadamente.

Por isso, tenha em mente que produzir uma boa quantidade de conteúdo sob medida é importante. Você pode contratar uma empresa pra fazer isso – como a nossa, hehehe – ou então improvisar com classe e ainda pagar moderno: Conteúdo auto-gerado pela comunidade. 

Uma mentalidade de aprendizado moderno se baseia na crença de que todos — independentemente de função, histórico, status, tempo de serviço ou localização — podem produzir conteúdo de educação. Todo mundo é professor.

 Do diretorzão ao seu joão do almoxarifado. Incentivar as pessoas a escrever processos, gravar vídeos, postar entrevistas e compartilhar conhecimento formalizado é um ótimo jeito de criar uma cultura de educação sustentável e que não depende de você ter que criar tudo.

Distribua o trabalho: Um pouco você, um pouco um fornecedor ou uma empresa de treinamento, e um pouco produzido pela comunidade. É super moderno, especialmente na era das redes sociais. Feito é melhor que perfeito.

5: Educação corporativa deve Gerar Impacto Claro nos Negócios

Se você não pode determinar o impacto de uma solução de aprendizado na empresa, não faz sentido entregá-la. Impacto pode significar muitas coisas no ambiente de trabalho: aumentar a receita, diminuir taxas de acidentes, manter a conformidade regulatória, aumentar a satisfação dos funcionários, entre outros.

A educação empresarial, por si só, não é um impacto, mas um meio para alcançá-lo. As pessoas vão ao trabalho para fazer, não para aprender. Portanto, as estratégias de educação  precisam estar alinhadas com essa realidade e focadas nos resultados de desempenho. Lembra do que a gente falou no Princípio 3? Dados são seus melhores amigos pra alcançar isso aqui.

6: Promover Agilidade Organizacional Persistente

Quanto tempo sua equipe leva para implantar uma solução de educação? O tempo varia dependendo do público-alvo e do formato da solução, eu sei, mas o ponto é que uma área de treinamento deve ter mecanismos para implantar soluções no ritmo que a galera exige.

Se a empresa anunciar uma grande mudança de processo hoje, sua equipe consegue disponibilizar as informações necessárias aos funcionários até amanhã? Mais do que isso: Se você está sempre afogado em treinamentos obrigatórios, como entregar o resto? Conteúdo auto-gerado, empresas que criam treinamentos e estratégias rápidas de produção de conteúdo são suas melhores amigas. 

—————–

Aprendeu como implementar a educação corporativa?

Colocando isso tudo junto, podemos concluir que precisamos direcionar nossa atenção para a infraestrutura de aprendizado (o encanamento) antes de pensar no conteúdo (a água). O setor de educação deve construir uma estratégia que garanta que as pessoas tenham acesso a recursos de aprendizado e suporte adequados, quando e onde precisarem, independentemente do nível de interrupção ou da velocidade das mudanças.

Resumindo, o que fazemos é o seguinte:

  • Fornecemos treinamento sobre o conhecimento e as habilidades essenciais para o trabalho.
  • Facilitamos o compartilhamento de informações acessíveis, consistentes e confiáveis.
  • Conectamos os colaboradores a suporte de desempenho imediato e sob demanda, de forma presencial e virtual.
  • Oferecemos prática contínua e reforço de aprendizado.
  • Proporcionamos coaching personalizado e feedback constante.
  • Criamos oportunidades para explorar e desenvolver novas habilidades.

Resumo: O que é Educação corporativa na prática?

As táticas de educação empresarial devem estar em sintonia com as metas da organização e auxiliar os funcionários a aprimorar as habilidades requeridas para o crescimento e aprimoramento de seus resultados. Para tal, o aprendizado deve ser incorporado ao cotidiano profissional, sendo prático e disponível no momento adequado.

A eficácia da educação depende de um planejamento adequado, que considere as limitações individuais e esteja em sintonia com a realidade delas. É fundamental usar dados para medir os resultados, pois dessa forma conseguimos criar treinamentos que realmente tenham impacto, como aumentar a eficácia, diminuir falhas e aprimorar o rendimento de todos.

Também é crucial que a formação dentro da organização seja ágil e flexível, para se adaptar às transformações e suprir as demandas emergentes. Utilizar materiais produzidos pela própria equipe, incentivar o aprendizado constante e fornecer apoio imediato são métodos para estabelecer uma cultura de aprendizagem que favoreça tanto a organização quanto os funcionários.

Além de instruir, é crucial estabelecer um sistema de aprendizado eficaz que proporcione as ferramentas adequadas para o trabalho, oportunidades de prática, retorno contínuo e a possibilidade de aprimorar novas competências. Portanto, todos ficam mais capacitados para enfrentar desafios e obter resultados de maneira simples e eficaz.

Para conhecer outros princípios e entender melhor o que é educação corporativa, veja esses artigos sobre tendências da educação corporativa:

Gustavo Faria
Author: Gustavo Faria

Empreendedor e especialista em Educação Corporativa, @ogusfaria é Fundador da Versa Educação.

Empreendedor e especialista em Educação Corporativa, @ogusfaria é Fundador da Versa Educação.

Você também pode gostar de…

Para além dos 4Cs do Onboarding

Para além dos 4Cs do Onboarding

Já sabe o que é onboarding? Perfeito. Agora você está buscando saber mais sobre os 4Cs do onboarding. Aqui eu vou te mostrar em detalhe esse conceito e ainda um bônus de como ir além e realmente mudar o jogo na hora de embarcar um novo colaborador.

Educação Corporativa pode ser diferente

Clique no botão abaixo para conhecer mais sobre as soluções da Versa para ajudar você as alavancar a Educação e os resutlados da sua empresa.